O Movimento Juvenil pela Unidade promoveu no dia 30 de outubro de 2011, uma Caminhada ecológica pela paz que reuniu jovens de diversas comunidades e municípios da região metropolitana. A saída aconteceu no Centro Mariapolis com destino ao Pólo Empresarial Gineta, localizado em Monjope. Também participaram da atividade um grupo de estudantes da Escola Estadual Barão de Vera Cruz, do Grupo de Escoteiros de Igarassu e integrantes do Jornal Grande Recife. A atividade contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Igarassu, da Agenda 21 de Igarassu, Transportadora Itamaracá, Musashi, Usina São José e Alcoa. No final da caminhada os participantes realizaram o plantio de arvores nativas da região.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
PROJETO IGARASSU MAIS VERDE
O projeto Igarassu Mais Verde realizou, entre os dias 12 e 14 de setembro, a primeira oficina de Planejamento de Arborização Urbana. Durante três dias foram discutidas junto com o poder público e entidades da sociedade civil um plano de ações para melhorar a arborização na cidade. O projeto foi idealizado pelo Jornal Grande Recife e Agenda 21 em parceria com a ONG Sociedade Nordestina de Ecologia – SNE, de Itapissuma.
A bióloga Elizabete Braga e os engenheiros agrônomos Leonardo Rodrigues e Carlos André, da SNE foram os responsáveis pelas palestras, que aconteceram no auditório da secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Igarassu. No dia 13, os participantes visitaram o Sítio Ecológico Frei Alfredo, em Itapissuma, que é um posto avançado da ONG. No local são produzidas cerca de 60 mil mudas por ano.
Várias entidades enviaram seus representantes, entre elas, a Associação de Aposentados e Idosos de Igarassu e Paulista, as Secretarias de Obras, Educação e Desenvolvimento Econômico, a ONG Ponto Cidadão, Usina São José, Grupo de Escoteiros de Igarassu e o Núcleo de Meio Ambiente da Escola Santa Maria, pertencente ao movimento Focolares.
No encerramento foi produzido um cronograma para as primeiras ações do projeto, que será realizado em parceria com o poder público e as entidades participantes, na Vila Saramandaia, centro de Igarassu.
Texto: Daniela Morais - Diretora Comercial do Jornal Grande Recife
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Projeto Igarassu Mais Verde ganha forma
O projeto Igarassu Mais Verde começa a ganhar vida. No dia 03 de agosto, seus representantes realizaram sua primeira reunião para definir as primeiras ações em prol do verde na cidade.
O projeto foi idealizado pelo jornalista José Américo em parceria com a Agenda 21 de Igarassu. O objetivo é criar no município espaços mais arborizados. "Nas cidades em que visito, observo que existem praças e avenidas arborizadas. O mesmo não acontece em Igarassu", explica Américo. O primeiro passo será a realização da 1ª Oficina de Planejamento de Arborização Urbana, em parceria com a ONG Sociedade Nordestina de Ecologia, de Itapissuma, representada por Elisabete Braga e Aristófanes Schuller. A oficina é destinada a membros do poder público, sociedade civil e empresas privadas. As palestras serão ministradas nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no auditório da Secretaria de Indústria e Comércio, no Centro de Igarassu, a partir das 8h.
De acordo com Fernando Melo, que junto com Genilse Gonçalves representa a Agenda 21, a participação do governo municipal é fundamental para tornar o projeto viável. A Secretaria de Educação e empresas privadas da cidade já demonstraram interesse pelo projeto. "O projeto Igarassu Mais Verde só será possível se contarmos com a participação de todos, inclusive da população", diz Melo.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Falta de Planejamento Urbano
A derrubada desta árvore num terreno ao lado da Escola Estadual Santos Cosme e Damião para a construção de um prédio do Fórum Eleitoral deixou membros da Agenda 21 de Igarassu indignados com a posição ditatorial das autoridades. A população juntamente com a comunidade escolar não foram ouvidas para opinarem de que forma poderia ser utilizada aquela área. É uma incoerência por parte da Justiça Eleitoral, visto que é o defensor da democracia como forma de justiça e participação. Existem sugestões de que no local deveria ser construído um teatro municipal ou até um parque, já que no decorrer dos anos a cidade vem perdendo áreas verdes por conta do crescimento desordenado, em decorrência da falta de planejamento urbano. Foto: Severino das Neves
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Agenda 21 de Igarassu comemora a Semana do Meio Ambiente.
A Agenda 21 de Igarassu juntamente com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) deu inicio à Semana do Meio Ambiente com uma caminhada ecológica na área rural de Pau de Légua, no último dia 05. A caminhada faz parte do projeto Igarassu nas Trilhas, que desde 2008 promove a integração e a troca de experiências de jovens e entidades da sociedade civil de comunidades mais afastadas, como cuieiras e Três Ladeiras. Mais de 50 jovens desembarcaram no Sitio Ecológico Espaço Verde, empresa responsável pela trilha, que é realizada numa área remanescente de Mata Atlântica, pertencente à COMPESA. A caminhada teve aventura e banho de rio.
Durante o trajeto o grupo recebeu explicações sobre origem do nome da região e a importância de preservar a natureza. Segundo Genilse Gonçalves, membro da agenda 21, “o Dia do Meio Ambiente deve ser comemorado vivenciando o próprio meio ambiente”.
O evento contou com o apoio e a participação dos Escoteiros, Jovens da ONG Ponto Cidadão, equipe da CIPOMA, membros da Secretaria de Indústria e Comércio e da Defesa Civil da cidade. No setor privado, a Usina São José e a Musashi viabilizaram sua realização.
Durante cinco dias a Agenda 21 e o IPA organizaram também várias atividades para marcar a data com palestras que ajudam na divulgação e na implantação de práticas sustentáveis no município. Foram realizadas palestras nas comunidades de Cuieiras, Três Ladeiras e Tabuleiro.
Texto de Daniela Morais – Diretora Comercial do Jornal do Grande Recife.
Fotos: Fernando Melo
Fotos: Fernando Melo
terça-feira, 5 de abril de 2011
Situação dos animais abandonados pelas ruas é discutida em reunião.
A Agenda 21 de Igarassu através do grupo de trabalho que trata das questões de maus-tratos e abandono de animais domésticos promoveu reunião no dia 30 de março no auditório na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com a presença de representantes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal, da Secretaria de Agricultura, do Grupo de Escoteiros e da Ong Sociedade de Defesa da Vida Animal, onde inúmeros problemas foram levantados e discutidos. Diante das demandas colocadas os participantes apresentaram varias propostas para atuação do poder público e da sociedade civil. Na ocasião os membros da SOVIDA explanaram as dificuldades de funcionamento do abrigo de cães e gatos.
Fotos: Fernando Melo e Genilse Gonçalves
domingo, 2 de janeiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)